quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Heterofobia e racismo contra brancos. Laboratório e experiência instrutivos.

Racismo
Cada vez mais me convenço que a melhor maneira das pessoas passarem e receberem conceitos, definições e valores é através dos meios mais simples de aprendizado, com métodos pedagógicos que atingem não somente construções racionais mas igualmente sensibilizam e envolvem o aprendiz.

Quando assisti ao filme Cor da Fúria, pela primeira vez, tive a desagradável impressão de se tratar de um filme que abordava a questão do racismo de maneira superficial e infantil. Mas esta impressão preconceituosa foi se desfazendo no decorrer do próprio filme. Ao final, uma simples abordagem de inversão de papeis, onde brancos passaram a viver como negros e vice-versa foi capaz de me sensibilizar para uma questão extremamente importante para a promoção dos Direitos Humanos que é o combate ao racismo.  Recomendo que o assistam. Segue abaixo um pequeno trêiler em inglês de 1,26 min, extraído do youtube.

O filme Cor Da Furia (titulo original White Man's Burden, cuja tradução literal seria O fardo de um homem branco, 1995) retrata uma fictícia sociedade onde há a total inversão de papéis raciais na história do discriminado operário branco Louis Pinnock. Suas dificuldades financeiras e as discriminações que sofre pela cor de sua pele branca o levam a cometer atos extremos contra seu ex-patrão, um empresário negro e bem sucedido. (Gênero Drama, Direção Desmond Nakano, Elenco Tom Bower, Harry Belafonte, John Travolta, Margaret Avery, Kelly Lynch).

Longe de pretender fazer crítica de cinema, o proveitoso em Cor da Furia foi esta experiência instrutiva de sugerir trocar papéis.



Homofobia
Recentemente assisti a um vídeo produzido em parceria entre o Grupo Arco-Íris e a UFRJ,. "Por outros olhos, homofobia nas escolas" e novamente tropecei em meus preconceitos. Achei o video logo de início bem amador e infantil. Acho que foi por isto que levei algum tempo para prestar atenção no que ele trazia de bom. Tive que revê-lo por causa da minha arrogância, que me levou a demorar a entender o contexto e a abordagem.

Em um mundo onde a maioria é homossexual, um menino e uma menina se apaixonam. Nessa realidade trocada, dois jovens estudantes heterossexuais têm de enfrentar os preconceitos e discriminações que LGBTs enfrentam no mundo real heterossexual binário e heteronormativo.

A mesma sensação que tive ao assistir "Cor da Fúria" passou me ao assistir "Por outros olhos, homofobia nas escolas", mas em ambas ocasiões o final foi feliz para este expectador. Confira este vídeo abaixo, que eu o recomendo.