quarta-feira, 12 de junho de 2013

Posso te dar um conselho? Vote em mim para Conselheiro LGBT em 29.06

Pois então. Estou aqui em meio a uma campanha para concorrer à vaga G (de gay) na eleição do Conselho Estadual LGBT de São Paulo, que será no próximo dia 29 de junho,  na Macro região de São Paulo. Eis outra razão de eu ter ressuscitado este blog. Para dizer: votem em mim!  

Não me lembro de ter concorrido a mais nada na vida, a não ser quando era criança. Tinha uns 10 anos quando concorri e ganhei a vaga para ser Pedro Alvares Cabral numa peça do "Descobrimento do Brasil" no teatro da escola. Depois disso, meus amiguinhos passaram a me chamar de Cabral, por causa daquele momento de expressão da alta dramaturgia escolar,  que eu atuei num tablado, no meio da quadra de esportes, mas nunca mais depois disso ganhei ou fui premiado em outra coisa. 

Agora é diferente. Acaba de ser instituído um Conselho Estadual LGBT que fiscalizará o Poder Público e apresentará sugestões de programas e políticas em favor da comunidade LGBT. O cargo não é remunerado mas oferece meios para influenciar na administração pública, o que é importante.


Pois então, é deste Conselho que eu quero fazer parte. Embora tenha muita gente querendo concorrer, eu tenho visto o que acontece com outros conselhos aqui em São Paulo. Não é esta maravilha toda não. O CONDEP (Conselho de Defesa da Pessoa Humana) por exemplo, está sendo tratado pelo governador Alckmin a pão e água, por que eles não se entendem.

 Eu particularmente estou muito irritado com a situação da violência em São Paulo e acho que o governo do Estado cometeu erros crassos neste sentido, que precisam ser corrigidos imediatamente. Sem falar, é claro, na baixa qualidade do serviço desempenhado pela polícia. Por isto vou centrar fogo na cobrança de melhores serviços de segurança para LGBT. É nisto que a coisa tá pegando. Gays, travestis e lésbicas continuam apanhando e sendo mortos nas ruas e não se vê melhora de coisa alguma. Tem também outras prioridades, como geração de emprego e acesso à educação. E, claro, há o combate ao fundamentalismo religioso e a proteção do estado laico.

Outra coisa que estou tendo dificuldades é na convivência com este ambiente de campanha. Isto é meio regra geral. O partido do governo (PSDB) quer colocar conselheiros tucanos para eles não baterem forte no próprio governo, e os demais partidos da oposição (PSOL, PT, etc) querem colocar conselheiros que façam críticas e fiscalizem o trabalho do governo com rigor. O Conselho porém ficará metade de sua gestão com Alckmin e pegará também o início do outro governo, seja ele qual for.

Como eu fui um petista indisciplinado, sem alinhamento e bocudo com esta má política reservada aos direitos sexuais e reprodutivos de Dilma, encontro dificuldades dentro do ambiente partidário. A vantagem é que não tenho que pedir benção para ninguém e o meu rabo não está preso. 

Vejam vocês que enrascada que eu me meti. Concorrer a um conselho - cujo cargo não é remunerado - pretendendo representar LGBT, em meio a uma briga de foice com estruturas e tubarões partidários. Além disso, a grande massa do eleitorado também não ajuda, por que não tem articulação nem consciência de sua cidadania e não se constitui em massa crítica.


Mas, isto faz parte da vida de militante. Nesta situação que me encontro estou com o pires na mão pedindo votos.

Expediente:
Local de votação: Patio do Colégio - Secretaria de Justiça de SP
Data: 29.06.2013
Horário: das 09:00 às 18:00 hs.
Traga um documento de identidade com foto e um comprovante de residência. Se não tiver, assine uma declaração na hora.