domingo, 25 de julho de 2010

Datafolha e Vox Populi - Eu não gosto que me façam de bobo.

Neste final de semana sairam os resultados de duas pesquisas de intenção de voto para Presidente da República,  feitas por duas diferentes empresas especializadas em pesquisas eleitorais, a Datafolha e a Vox Populi.
A comparação dos resultados traz uma discrepância, pois na pesquisa da Datafolha, Serra aparece com 37% das intenções de voto e Dilma com 36%.  Há um empate técnico.
Já para o resultado da pesquisa de Vox Populi, os números são bem outros: Dilma traz 41% das intenções de voto e Serra 33%.

No blog de Luiz Nassif está uma explicação dada por Marcos Coimbra, de Vox Populi, sobre as diferenças de metodogia entre os dois institutos de pesquisa. Vale a pena aqui mencionar um trecho das suas explicações. A versão integral está aqui 



"No caso do Vox Populi, as pesquisas pegam todo o universo de eleitores. No caso do Datafolha, há um filtro: só se aceitam entrevistados que tenham ou telefone fixo ou celular.É por aí que o Datafolha escorrega. O campo telefone é de preenchimento obrigatório. Com isso, fica de fora uma amostragem equivalente a todos os sem-telefone."

Confesso que gostaria de ouvir as justificativas da Datafolha.

Neste domingo eu comprei o jornal Folha de São Paulo, e paguei R$ 4.00 por ele na banca. Lia a opinião de Eliane Catanhede, na página 2, que fala do tal empate Zero a Zero entre Serra e Dilma. Depois disso assisti a própria colunista participar do programa Fatos e Versões da GloboNews. Tanto na coluna como no programa Catanhede fala do empate, diz que a campanha de Dilma está prometendo ultrapassar Serra desde maio, mas que nada acontece até agora. Leia um trecho de sua coluna:

"Até aqui, é de se imaginar que o empate entre os dois candidatos é resultado da preferência, ou da antipatia, do eleitor que tem informação, alguma escolaridade, melhor renda e, portanto, condições de já decidir."

Esta mulher não lê jornal não? Não teve conhecimento da outra pesquisa que dá vitória para Dilma? Por que então fica fazendo este joguinho perverso de desinformar o leitor? Uma coisa é ela ter opinião, e para isto ela é colunista. Mas outra bem diferente é agir de modo duvidoso do ponto de vista da sua obrigação de divulgar todos os fatos e a verdade.

Não estou aqui defendendo Dilma. Ela tem uma assessoria bem remunerada para isto. Estou aqui defendendo os meus R$ 4.00 e a mensalidade da minha assinatura do UOL.

Preciso Dizer que te Amo

Há vinte anos perdemos Cazuza, mas ele continua em nossas lembranças e nossos corações.

Nada mais justo do que registrar sua doce passagem pela vida de tantas pessoas. Quem conhece suas músicas e poesias tem a felicidade de ter a intimidade com a beleza e a sensibilidade.