domingo, 20 de maio de 2012

O brasileiro, a praia, a cerveja, o violão e a vagabundagem.

Das pérolas emitidas esta semana na grande imprensa, chama a atenção a que foi dita por Luiz Carlos Mendonça de Barros, ex-presidente do BNDES e executivo chefe da Quest Investimentos. Ao falar sobre diferenças entre o ritmo de crescimento do Brasil e o de países asiáticos, ele observou: "O brasileiro gosta de ir à praia, tomar cerveja e tocar violão, então não é possível cobrar um crescimento igual ao do asiático, que é uma formiga, não vai à praia e não toca violão."

Para entender melhor o contexto em que a frase foi dita, acesse a notícia publicada no caderno Economia e Negócios, do Estadão: clique aqui .

Para quem não conhece Luiz Carlos Mendonça de Barros, sugiro o link da Wikipedia, que oferece uma rápida biografia do dono da pérola sobre o perfil do povo brasileiro: clique aqui. Ele já esteve envolvido em escandalos sobre favorecimento de empresas na privatização do sistema Telebrás, foi processado por improbidade administrativa e posteriormente absolvido. 

O ex Ministro e ex Presidente do BNDS do governo FHC parece que seguiu o exemplo de seu chefe, ao fazer análises sociológicas e declarações não lá muito felizes (que aqui interpreto recheadas de preconceitos) sobre o povo brasileiro.

O próprio Fernando Henrique Cardoso afirmou, em 1998 que  "pessoas que se aposentam com menos de 50 anos são vagabundos, que se locupletam de um país de pobres e miseráveis". Fernando Henrique defendia à époica a reforma da Previdência. O seu então governo havia perdido na Câmara esta votação. Um dos pontos polêmicos da reforma da Previdência era justamente o que definia os 65 anos como idade mínima para a aposentadoria. Para entender o caso, clique aqui.

Tem horas que é melhor ficar com a boca fechada, pois assim não entra mosquito, já dizia meu velho e saudoso pai. Eu gosto de praia, de cerveja e de violão, mas não sou vagabundo e trabalho muito no dia a dia. Não aprovo favorecimentos de empresas em leilão de privatização e não aprovei a privatização do sistema Telebrás que foi feita por FHC e por Luiz Carlos Mendonça de Barros.

FHC e Luiz Carlos Mendonça de Barros


Momento cultura - Vai trabalhar vagabundo! Chico Buarque.