quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

A primeira vez a gente nunca esquece - Juiza pede desculpas por erro cometido


A primeira vez a gente nunca esquece...

Hoje, em audiência na 3a. Vara Cível de Diadema, a juíza CINTIA ADAS ABIB pediu desculpas a mim e a minha cliente por um erro no processo, que foi cometido pelo seu cartório, por não ter intimado a parte contrária da realização daquela audiência.

Apesar da minha cliente e eu termos saído no prejuízo, pois teremos que voltar mais uma vez ao fórum para nova audiência, foi muito bom ter presenciado este ato de dignidade e humildade da magistrada.

Esta é a primeira vez em 30 (trinta) anos de advocacia que presencio uma magistrada apresentar um pedido de desculpas e de reconhecer um erro do Poder Judiciário.

Oxalá sirva de exemplo para que os Tribunais passem doravante a se desculpar com os jurisdicionados pelos atrasos e erros nos processos. Afinal, o papa já fez isto para judeus, mulheres, crianças vitimas de abuso etc (falta ainda pedir desculpas aos gays - LGBT).





O então presidente Lula pediu desculpas pela escravatura em visita ao Senegal e outros lideres mundiais também já pediram desculpas por atos de injustiça cometidos por seus países. 



O Poder Judiciário do Chile já pediu desculpas pelas suas omissões durante o período da ditadura de Pinochet. Reconhecer os próprios erros torna as pessoas e as instituições maiores ..... e não mais fracas.