quarta-feira, 24 de julho de 2013

QUAL É O PENTE QUE TE PENTEIA?

Este vídeo mostra a opinião firme e segura de uma menina de 10 anos, Júlia Belmont, sobre seus cabelos cacheados. Ele também nos traz a esperança de que há  uma nova geração bem consciente de sua origem, de sua negritude e, principalmente, de sua titularidade de direitos humanos de dignidade e identidade. Além de simpática a nossa Júlia é motivo de exemplo e orgulho para todos e todas que lutam por sua identidade, auto confiança e dignidade.
 
"Apesar de ter apenas 10 anos, ela já mostra que sabe muito bem o que quer. Decidida, Júlia Belmont, dona de uma cabeleira de dar inveja, se recusa a alisar o cabelo, mesmo ouvindo comentários preconceituosos dos amigos na escola. A jovem decidiu contar sua história em um vídeo, que acaba de se tornar o mais novo fenômeno virtual, com cerca de 55 mil visualizações no Youtube.
No vídeo com o título "Júlia ensinando a gostar dos seus cachos", a menina conta que pediu para a sua mãe fazer uma escova, mas, quando viu o resultado, detestou e se sentiu horrível.
"Eu fui numa festa de aniversário e tinha uma menina me chamando de Creusa, só porque o meu cabelo estava armado. E eu adorei o meu cabelo. Sabe o que eu fiz? Deixei para lá, porque eu gosto do meu cabelo do jeito que é. (...) Se você nasceu com esse cabelo, aquele cabelo é pra você", conta ela cheia de atitude.
Fofíssima, Julia diz que aprendeu que é bonita com os cabelos naturais e que nem se abalou quando foi provocada na festa. Uma verdadeira lição de autoestima." (Fonte Revista Afro)