terça-feira, 22 de novembro de 2011

UOL enfia pacote antivírus goela abaixo do assinante

Eu sou assinante do portal UOL Universo On Line desde 1996, quando dava meus primeiros passos rumo a navegação ampla na Internet. Desde então uso dois endereços, um para minhas atividades profissionais e outro para assuntos pessoais e de militância política.

Nunca tive lá muitos problemas com o UOL, mas também nunca precisei muito de seus serviços. No começo era mais difícil de trabalhar com eles e a prestação de serviços era ruim mesmo, mas isto era em todo local. Problemas com conexão, instalação, software e sistemas operacionais.

Aí, depois que as coisas melhoraram eles resolveram inventar uns pacotes. A gente compra uns pacotes e o custo é acrescido no valor da assinatura. Eu sempre tive bons pacotes mas sempre subutilizei-os. Pagava demais e usava pouco. E faiza isto meio de trouxa, sem saber direito. Quem se beneficiava mesmo eram as secretárias lá do escritório que ganhavam vantagens com redução do preço das entradas de cinema e teatro do Clube Uol. Eu mesmo nunca tirei vantagem de nada. 

Há cerca de uns 2 anos resolvi rever a conta do UOL, depois de muito ouvir de amigos e clientes que o valor estava alto demais, a velocidade da transmissão era pouca e eu poderia negociar melhor. Então, dadas as circunstâncias das vacas magras que se alojaram bem pertinho de mim, eu resolvi baixar o preço da assinatura. Então, depois de um longa maratona telefônica, e depois de explicar para mais de 10 pessoas que eu queria reduzir os pacotes, finalmente consegui atualizar a minha assinatura para algo bem mais barato e simples. A bem da verdade, nunca precisei muito dos serviços do UOL, nem dos seus pacotes. O que me interessa sáo os endereços eletrônicos, que os mantenho desde 1996.

Percebi, porém, que a vontade de enfiar os pacotes antivírus, back up e outras bugingangas do UOL está a pleno vapor. Noutro dia eu precisei ligar para lá, para pedir o envio do boleto, pois o meu havia se extraviado e a rotina foi a mesma. Primeiro foi um tal de me passar para setor disso, setor daquilo, setor de relacionamento, setor de falta de relacionamento, e coisa e tal. Depois de explicar que eu queria o tal boleto, e de eles me puxarem a orelha dizendo que eu poderia ter obtido o boleto pelo próprio site, finalmente fui atendido por uma moça bem gentil que me disse que estaria enviando o boleto por e.mail. No final, ela me perguntou se eu queria "degustar" um pacote antivírus/backup (degustar é usar gratuitamente) por um mês. 

De imediato eu disse que não queria o pacote, pois sabia como era o truque do pacote de graça. Você aceita o pacote gratuito, aí eles instalam, depois de 30 dias você não lembra mais disso, eles enttão passam a cobrar uns vinte pau da sua conta e isto fica para sempre por lá.  No meu caso, sei bem como isto funcionou anos a fio.

Eu recebi o tal boleto, paguei a conta e toquei a vida. Pois náo é que o UOL me liga outro dia pedindo para marcar uma data para instalar o pacote gratuito que eu havia autorizado? Eu expliquei para a moça que me ligou que eu náo tinha autorizado nada. E entáo ela me disse: entáo o senhor tem que ligar para a central e pedir o desligamento.

Puta que o pariu! Eu náo pedi aquela bosta de pacote, que daqui há pouco vai deixar de ser gratuito, e agora tenho que ligar para a tal Central para pedir o desligamento. Eu xinguei a moça, mas tive que ligar. Liguei e falei com Flávia, Carolina, Augusto e o raio que o parta. Finalmente consegui me ver livre de algo que nunca pedi.

Por que esta prática tão nociva não é penalizada de maneira mais contundente? Já pensou que a cada coisa dessas o prestador de serviços tenha que pagar uma multa de R$ 5.000,00 (cinco mil reais)?

Com tanta coisa boa para escrever e falar e se preocupar, tenho que ficar aqui dando pau no UOL, da Folha de Sáo Paulo, que não tem rabo preso com ninguém, mas se bobear enfia no dos outros, de boa.

Chega!