terça-feira, 22 de novembro de 2011

UOL enfia pacote antivírus goela abaixo do assinante

Eu sou assinante do portal UOL Universo On Line desde 1996, quando dava meus primeiros passos rumo a navegação ampla na Internet. Desde então uso dois endereços, um para minhas atividades profissionais e outro para assuntos pessoais e de militância política.

Nunca tive lá muitos problemas com o UOL, mas também nunca precisei muito de seus serviços. No começo era mais difícil de trabalhar com eles e a prestação de serviços era ruim mesmo, mas isto era em todo local. Problemas com conexão, instalação, software e sistemas operacionais.

Aí, depois que as coisas melhoraram eles resolveram inventar uns pacotes. A gente compra uns pacotes e o custo é acrescido no valor da assinatura. Eu sempre tive bons pacotes mas sempre subutilizei-os. Pagava demais e usava pouco. E faiza isto meio de trouxa, sem saber direito. Quem se beneficiava mesmo eram as secretárias lá do escritório que ganhavam vantagens com redução do preço das entradas de cinema e teatro do Clube Uol. Eu mesmo nunca tirei vantagem de nada. 

Há cerca de uns 2 anos resolvi rever a conta do UOL, depois de muito ouvir de amigos e clientes que o valor estava alto demais, a velocidade da transmissão era pouca e eu poderia negociar melhor. Então, dadas as circunstâncias das vacas magras que se alojaram bem pertinho de mim, eu resolvi baixar o preço da assinatura. Então, depois de um longa maratona telefônica, e depois de explicar para mais de 10 pessoas que eu queria reduzir os pacotes, finalmente consegui atualizar a minha assinatura para algo bem mais barato e simples. A bem da verdade, nunca precisei muito dos serviços do UOL, nem dos seus pacotes. O que me interessa sáo os endereços eletrônicos, que os mantenho desde 1996.

Percebi, porém, que a vontade de enfiar os pacotes antivírus, back up e outras bugingangas do UOL está a pleno vapor. Noutro dia eu precisei ligar para lá, para pedir o envio do boleto, pois o meu havia se extraviado e a rotina foi a mesma. Primeiro foi um tal de me passar para setor disso, setor daquilo, setor de relacionamento, setor de falta de relacionamento, e coisa e tal. Depois de explicar que eu queria o tal boleto, e de eles me puxarem a orelha dizendo que eu poderia ter obtido o boleto pelo próprio site, finalmente fui atendido por uma moça bem gentil que me disse que estaria enviando o boleto por e.mail. No final, ela me perguntou se eu queria "degustar" um pacote antivírus/backup (degustar é usar gratuitamente) por um mês. 

De imediato eu disse que não queria o pacote, pois sabia como era o truque do pacote de graça. Você aceita o pacote gratuito, aí eles instalam, depois de 30 dias você não lembra mais disso, eles enttão passam a cobrar uns vinte pau da sua conta e isto fica para sempre por lá.  No meu caso, sei bem como isto funcionou anos a fio.

Eu recebi o tal boleto, paguei a conta e toquei a vida. Pois náo é que o UOL me liga outro dia pedindo para marcar uma data para instalar o pacote gratuito que eu havia autorizado? Eu expliquei para a moça que me ligou que eu náo tinha autorizado nada. E entáo ela me disse: entáo o senhor tem que ligar para a central e pedir o desligamento.

Puta que o pariu! Eu náo pedi aquela bosta de pacote, que daqui há pouco vai deixar de ser gratuito, e agora tenho que ligar para a tal Central para pedir o desligamento. Eu xinguei a moça, mas tive que ligar. Liguei e falei com Flávia, Carolina, Augusto e o raio que o parta. Finalmente consegui me ver livre de algo que nunca pedi.

Por que esta prática tão nociva não é penalizada de maneira mais contundente? Já pensou que a cada coisa dessas o prestador de serviços tenha que pagar uma multa de R$ 5.000,00 (cinco mil reais)?

Com tanta coisa boa para escrever e falar e se preocupar, tenho que ficar aqui dando pau no UOL, da Folha de Sáo Paulo, que não tem rabo preso com ninguém, mas se bobear enfia no dos outros, de boa.

Chega!

Nenhum comentário: