terça-feira, 12 de novembro de 2013

Lembrando os mortos e desaparecidos

Um ato inter-religioso foi realizado na manhã de sábado, dia de finados, no Cemitério do Araçá, em homenagem aos mortos e desaparecidos no período da ditadura militar. Também foram lembradas vítimas atuais de violência cometidas por agentes do Estado, como Amarildo Dias de Souza. Torturado até a morte por policiais militares do Rio, em julho deste ano, seu corpo ainda não foi localizado.


Entre os religiosos presentes à celebração encontrava-se o cardeal Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo. O ato também contou com a participação do Coro Luther King. 



O ato inter-religioso, oficialmente denominado Pelo Dever e Pelo Direito de Sepultar os Mortos, teve apoio do Conselho Latino Americano de Igrejas, do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs e da Central Única dos Trabalhadores.

Também estavam presentes o Senador Eduardo Suplicy (PT SP), a deputada federal Luiza Erundina (PSB SP), o deputado estadual Adriano Diogo (PT SP) e o vereador Gilberto Natalini (  SP). O prefeito Fernando Haddad (PT) foi representado pelo secretário municipal de Direitos Humanos, Rogério Sottili.

Aqui segue um pequeno video da parte mais emocionante da celebração, que foi a homenagem que os parentes e amigos das vítimas lhes renderam, invocando seus nomes e depositando flores.


Esta é uma ferida que continua aberta na memória do povo brasileiro e somente será possível cicratiza-la com a apuração dos crimes e a penalização de seus autores. Não existe anistia para crimes contra a humanidade, tais como aqueles cometidos pelos algozes da ditadura, do latifúndio e da truculência policial.