terça-feira, 24 de março de 2015

Uma boa aula de política. O avanço do conservadorismo. Os irmãos Koch.

SUGESTÃO: EXPOSTOS OS IRMÃOS KOCH


O video que aqui recomendo é sobre os irmãos Koch, empresários norte americanos que têm feito investimentos pesados de milhões de dólares a favor de políticas de arrocho salarial, educação com segregação racial, contra benefícios públicos de pensão e previdência social, dentre outras barbaridades. Gente da ultra direita. Este vídeo ajuda a entender a realidade e a conjuntura, mas para isto é preciso reservar 55 minutos para assistí-lo. Eu o recomendo pois vale a pena.  

Embora o vídeo restrinja-se às questões nacionais dos EUA, há muita semelhança com a atual situação brasileira. A miscelânea de assuntos trazidos nos debates políticos dos últimos tempos no Brasil faz com que nossa cabeça fique zonza com tantas informações aparentemente desconexas e soltas.

O debate em evidência nos EUA e também no nosso páis, que é o do financiamento de campanhas políticas pela iniciativa privada é abordado neste vídeo. Outro tema de forte apelo no nosso país é o do fim da obrigatoriedade do voto. O vídeo também aborda o direito do voto e as tentativas de cerceá-lo para classes menos favorecida nos EUA. 

O preconceito contra nordestinos por pessoas que moram no sul e no sudeste surgiu de maneira contundente e emotiva, gerando ofensas e agressões nos últimos anos no Brasil. O racismo nos campos de futebal também entra neste último item de intolerância, junto com o preconceito aos LGBT que as igrejas fundamentalistas tem açulado nos programas e redes de radio e televisão televangélicos. De uma maneira ou de outra estas questões de racismo e xenofobia são contempladas no video.

Algumas pessoas já apresentaram propostas no Brasil para impedir pessoas que se beneficiam do Bolsa Família a exercer o direito de voto, o que me embrulhou o estomago mais do que tudo. Outro ponto que causa preocupação é a tentativa de redução do seguro social, ou benefícios previdenciários, com enormes gastos para o orçamento federal. 

Recentemente a Presidenta Dilma editou uma Medida Provisória para aumentar o prazo do período de trabalho de 6 meses para 18 meses, para que o trabalhador faça jus a receber o Seguro Desemprego. O benefício da pensão, que antes era igual ao valor da aposentadoria do trabalhador, foi reduzido pela metade, a fim de baixar o volume de recursos do tesouro empregado na previdência social, bem assim de reduzir o seu déficit. Há uma campanha uníssona da iminente quebra da previdência social em razão de tais benefícios e do número de segurados.

O assunto da sustentabilidade economica, a construção de hidroeletricas e o desmatamento da Amazonia fazem parte da agenda do meio ambiente. Você irá identificar todas estas questões que também estão em debate nos EUA. Estoure uma pipoca e faça um bom programa.