sábado, 14 de maio de 2011

O primeiro beijo gay na Tv, a primeira união estável e ....dããããã

Mal acabou a sessão do STF - que julgou constitucional a união estável entre pessoas do mesmo sexo - foi iniciada uma corrida para alcançar o podium do primeiro casal a ter o registro de escritura de união estável lavrado em cartório.

Na última terça feira, dia 10.05.2011 disputavam um casal de Goiania e outro de Curitiba, sendo que o de Goiania fazia questão de afirmar que a sua escritura foi assinada às onze horas, antes do casal de Curitiba.

Só os desinformados mesmo dão importância para o"Guiness de meia pataca", pois afinal as escrituras de União Estável de pessoas do mesmo sexo já são lavradas em vários cartórios Brasil afora há alguns anos. O que o STF fez foi declarar a constitucionalidade da união entre pessoas do mesmo sexo e, consequentemente, a validade destas escrituras. Dããããã

Mas apego a coisas "nosense" não tem orientação sexual. Logo depois da aprovação do divórcio em 1977, houve também disputa para saber qual seria o primeiro divórcio do Brasil.
Vida Alves, atriz que protagonizou o primeiro beijo
hetero e também o primeiro beijo lésbido da tv brasileira
Um outra coisa que me faz queimar os cabelos, que já não são muitos, é a cruzada pelo "primeiro beijo gay" na televisão. Para mim é coisa de quem não tem o que fazer, a não ser dar asas à fantasia e alimentar frustração de não ser roteirista de novelas, ou produtor de programas de televisão. Minha Nossa Senhora de Copacabana, me ajude com as minhas irmazinhas de cabeça fraca. Vão bater uma laje que é mais útil. mas cuidado para não lascar a unha. Ou vão bater o cabelão, mas desgrudem da televisão um pouco, meigas.

Georgia Gomide protagonizou o 1o. beijo lésbico
em 1963 na TV Tupi com a atriz Vida Alves
É um tal de escrever para a Globo e enviar mensagens para as listas de internet, a cada final de novela, para fazer pressão para o beijo gay ser exibido, que já não tem mais graça quem matou Salomão Ayala ou Odete Roitman. Nem Heleninha se salva. O que importa para as perigosas é o primeiro beijo gay.

Pois então, o primeiro beijo gay na televisão brasileira (lésbico) foi dado em 1963, há pelo menos 48 anos, na TV TUPI, pelas atrizes Vida Alves e Georgia Gomide, conforme foi publicado no site http://www.gay.com/. clique aqui

E, enquanto isto, as desinformadas ficam fazendo ofício para a Central Globo, levantando o argumento que televisão é concessão pública e a Globo tem obrigação de exibir o beijo gay. O enfoque da crítica neste post é outro: o apego à superficialidade da abordagem do tema, sem seriedade e comprometimento.

Um debate sério que se pode extrair desta revelação é sobre a permissividade que o machismo confere às relações lésbicas, a ponto de um beijo entre duas mulheres poder ser exibido em 1963, sem reservas, em Tv aberta, no Brasil, em horário nobre, como se fosse a coisa mais normal do mundo. Enquanto que, em 2011 ainda não se permite que dois homens se beijem na televisão. Isto é machismo, homofobia e invisibilidade lésbica.

Sugestão: Vamos convidar a Vida Alves para a próxima Parada Gay. (mas, quem vai convidar primeiro, a Parada do Rio de Janeiro ou a de São Paulo? dããããã )

Bafão: o primeiro beijo lésbico foi em 1963!

Justiça seja feita. Ao contrário do que foi mencionado aqui e pelas outras mídias LGBTs, além da própria midia ‘mainstream’, o primeiro beijo lésbico na teledramaturgia brasileira não aconteceu nesta semana na novela “Amor e Revolução”, mas sim na extinta TV Tupi, há 48 anos atrás.


E a pioneira deste feito, que também levou a fama do primeiro beijo heterosexual na TV brasileira, foi da atriz Vida Alves.

O beijo aconteceu entre Vida Alvez e Georgia Gomide, falecida em janeiro deste ano, no teleteatro “Calúnia”, escrita por Lillian Helmann. Vida e Georgia eram as professoras Karin e Martha, que depois de serem acusadas de serem homossexuais pelas suas alunas, assumiram sua paixão com um beijo lésbico.

“Levei um susto quando fiquei sabendo que iria beijá-la.”, disse Vida. “Mesmo porque já era casada na época. Mas como o meu marido era italiano – engenheiro elétrico contratado pela TV Tupi para instalar as câmeras de Assis Chateaubriand-, ele entendia perfeitamente porque no cinema italiano isso já era comum. Foi um beijo delicado e bastante reservado”.

Pena que não há registros, pois não havia video-tape na época e nem registros fotográficos

3 comentários:

W. Ferreira disse...

Duvida: então o povo que fez o registro agora e já tinha feito antes. Ficaram com dois? É legal isso?

Essa coisa de primeiro Eduardo é normal, é divertido, é inocente. Entra pra história. Porém o brasileiro parece só ter olhos pra Rede Globo. Se não for na Globo não aconteceu.

E na linha da desinformação, não é nosense [sic] não saber. Alguém sabe ou perquisa mais que a gente pra nos informar. Como vc fez.

Primeiro blog seu que não me fez feliz! Que pena!

Eduardo Piza disse...

Meu caro W. Ferreira, o fato de você ter lido e comentado meu post já me deixa muito lisonjeado. Obrigado. Lamento que não tenha gostado dele mas fico feliz que você tenha expressado livremente sua opinião, que eu respeito muito. Esteja certo que aqui você sempre terá espaço e acolhida para fazê-lo. Este tema é polêmico e foi dirigido para a militância, embora talvez isto não tenha ficado claro. Há um dispêndio de energia que poderia ser empregado em outras frentes de combate à homofobia.
Quanto à sua indagação sobre as pessoas que fizeram duas escrituras de união estável, uma antes e outra depois da decisão do STF, respondo que isto é legal, mas não é necessário fazer nova escritura por causa do julgamento do STF. Aquelas lavradas antes da decisão do Supremo continuam válidas. Um abraço carinhoso.

W. Ferreira disse...

Obrigado por postar e responder meu comentário Eduardo.
Sabe, de vez em quando a gente precisa e merece umas frivolidades dessas, rs. Quebra a tensão!

Sabe Eduardo, eu ainda acho que a cobra vai fumar, como diz minha mãe. Esse congresso agora vai agitar uma votação contra e ajustar a Constituição pra proibir o minimo que conseguimos até agora.

O que vc acha? Adoraria conhecer sua opinião.

Obrigado!