sábado, 17 de dezembro de 2011

Dia 17 de dezembro será lembrado como o dia que as duas bichas foram para o céu.

Que me perdoe minha querida prima Elizabeth, que nasceu no dia 17 de dezembro, mas de um tempo para cá eu não gosto mais da data do seu aniversário. E isto náo é nada pessoal.  

Na minha família o final do ano foi sempre marcado pelos aniversários dos parentes sagitarianos. Meu avô paterno nasceu no dia 28 de novembro, e assim também meu pai nasceu no dia 12 de dezembro. Depois foi minha irmã Eliana que nasceu no dia 29 de novembro e, um ano depois, eu nasci no dia 30 de novembro. Vejam que coincidências.

Mas elas não acabam por aqui não. Dez anos depois, nasceu o meu irmão Evandro, no dia 28 de novembro de 1970. Então lá em casa, nunca tivemos uma festa de aniversário personalizada. Mas, quer saber? eu adorava festejar aniversário com meus irmãos. Se eu tinha algo diferente das demais pessoas, era a minha data de nascimento, em carreira com a dos meus irmãos.

Depois de todos estes nascimentos então veio a Inara, minha prima mais nova - hoje já quase quarentona - que nasceu no dia 15 de dezembro. Como se vê, os sagitarianos são maioria absoluta lá em casa. Meu pai e meu avô já se foram, mas mesmo assim continuamos mandando nos demais do Zodíaco.

Mas, voltando a minha conversa sobre o dia 17 de dezembro, outros fatos também ocorreram que o tornaram uma data ruim de ser lembrada, apesar do aniversário da prima Bete. Meu pai foi operado do coração para uma revascularização nesta dia, lá pelos idos de 1995. Tá certo que a cirurgia foi um sucesso, mas o clima foi muito tenso e todos na família ficamos tristes e apreensivos.

Assim também, nesta data e ano, minhas primas Sonia e Inara sofreram um acidente automobilístico muito grave na Via Dutra, em Vilar dos Teles, no Rio de Janeiro, que quase levou as à morte. Ainda hoje Inara sofre as consequências deste acidente ao caminhar. A ex companheira da minha prima Sonia teve uma perna amputada. Como se vê, é um dia bem macumbado.

No dia 17 de dezembro de 2008 fui ao Rio de Janeiro para acompanhar o enterro do meu querido primo Claudio, que faleceu inesperadamente com um enfarte fulminante, aneurisma da aorta.


Agora, depois desta coleção de desgraças e tristezas que me causam preocupação quando se aproxima o dia 17 de dezembro, leio chocado nos sites de notícias da internet que hoje duas grandes personalidades brasileiras do mundo das artes morreram neste sábado: o ator e diretor Sergio Brito, com 88 anos e o carnavalesco Joaosinho Trinta com 78 anos.


Parece que 17 de dezembro é um dia ruim mesmo. Tanto pelos acontecimentos familiares, como pelas mortes de Sergio Brito e Joaosinho Trinta. E agora? como vamos fazer sem os dois? 

Tanto Joãosinho Trinta como Sergio Brito assumiram publicamente sua homossexualidade, e Joãosinho Trinta era ousado e tinha uma certa identidade pelas ações da militância do movimento Lgbt. Apoiava as grandes campanhas e causas pela cidadania dos gays.

Que pena que estes dois artistas gays brasileiros tenham saído de cena.

Uma justa e sincera homenagem à memória de ambos.


PS. - Recentemente fiquei sabendo que no mesmo dia 17 de dezembro a cantora caboverdiana Cesaria Evora faleceu em decorrência de problemas cardíacos. Lamentei muito o silêncio da sua voz. Grande intérprete, com fala mansa e doce. Um sotaque delicioso de ser ouvido. Nosso luto está sendo  bem demorado, pois foram muitas e grandes as perdas. .  

Um comentário:

Caroline disse...

Não é não nada disso, pra mim é o melhor dia do ano, o mais esperado,diz isso por você,as vzees de tanto coloca isso na cabeça acaba que as coisas pareçam macumbra pra vc, 17 de dezembro um dia abençoado!!!!!!