quarta-feira, 14 de março de 2012

Coronel Curió é o primeiro a ser acusado por desaparecimento de guerrilheiros do Araguaia.

Após o anúncio de domingo no Estadão, (clique aqui para ver post anterior sobre o tema), o Ministério Público Federal acaba de anunciar nesta terça feira passada, 13.03.2012 que hoje, quarta feira, estará distribuindo uma ação penal contra o Coronel Curió,  coronel da reserva Sebastião Curió Rodrigues de Moura, junto à Justiça Federal de Marabá, no Estado do Pará. Várias ações estão sendo preparadas para serem distribuidas em vários estados do país.

Curió será denunciado pelo sequestro de Maria Célia Corrêa (Rosainha), Hélio Luiz Navarro Magalhões (Edinho), Daniel Ribeiro Callado (Doca), Antônio de Pádua Costa (Piauí) e Telma Regina Cordeira Corrêa (Lia). De acordo com os procuradores, eles foram sequestrados entre janeiro e setembro de 1974. Se condenado Curió poderá ser condenado a até 40 anos de prisão.

A versão dos que discordam da propositura destas ações é a de que a decisão do STF de reconhecer estar em vigor a Lei da Anistia de 1979  já teria colocado um ponto final neste assunto sobre os crimes contra os desaparecidos, uma vez que os crimes cometidos durante a ditadura já estariam anistiados.

Há porém a opinião de juristas e defensores de direitos humanos, de ex presos políticos e de parentes de desaparecidos, sobre a imprescritibilidade dos crimes de tortura, bem assim o fato de que as cortes internacionais e outros países que também viveram regimes autoritários já admitiram revogar leis de anistia como a lei brasileira.

Segue abaixo um emocionante documentário com depoimentos de filhos de pessoas que foram mortas ou estão desaparecidas desde a ditadura militar. São descritos seus dramas, suas dúvidas e o que carregam até hoje em razão do que sofreram seus pais e familiares por se  oporem ao regime da ditadura.






Texto da TV Câmara:

"O vídeo relembra os horrores cometidos durante a ditadura militar, quando milhares de pessoas, contrárias ao regime, morreram ou desapareceram sem deixar pistas. A narrativa cabe aos filhos dos presos políticos, que contam traumas nunca superados. Entre os relatos, alguns fatos são comuns: a incerteza quanto ao nome verdadeiro dos pais, o mundo dividido entre o bem e o mal, o período em que passaram presos e a impossibilidade de compartilhar os acontecimentos com os demais membros da família. Entre os depoimentos, gravados em preto e branco, imagens coloridas da queda do presidente Salvador Allende, no Chile, e das dependências da delegacia de polícia, no bairro paulistano do Tatuapé, onde ficavam presas as famílias dos torturados políticos."

As diretoras Maria Oliveira e Marta Nehring - filhas de guerrilheiros - também dão seus depoimentos.


2 comentários:

Anônimo disse...

Bom dia a todos que visitam este blog! Bom dia ainda ao Eduardo e seu Companheiro...

Gostaria que fosse postado algum texto aqui que ajudasse a pessoas como eu que estão em processo de "sair do armario" e passar a conviver com a relaidade da vivencia diária com alguem que ama de verdade. Bem, tenho 29 anos , ele tem 35. Eu sou baiano e ele é catarinense. Resolvemos, juntos,juntinhos que iremos oficializar o nosso relacionamento para as nossas familias e amigos ainda este ano. A familia dele já sabe. A minha não. Ele ja esta organizando tudo em nossa casa. Bem, tenho tantas dúvidas!!!Mas a principal é como chegar na minha familia....
Parabéns pelo BLOGG! Conheci hoje! Felicidades

ATT. flo e sh

Eduardo Piza disse...

Prezado amigo, desejo a você a seu companheiro felicidade neste passo a ser dado. Não acho que para estas coisas haja manuais ou roteiros, pois cada pessoa tem a sua própria forma de decidir, assim como aos familiares e amigos cabem apenas aceitar, acatar, respeitar e conviver.
Acho que quanto mais natural vocês agirem, com menos satisfações e maior tranquilidade, as pessoas que gostam de vocês saberão reconhecer e respeitar.
Não entenda como um pedido oficial para quem quer que seja. Hoje, nem os heterossexuais fazem mais estas formalidades.
Não se preocupe com a opinião dos outros, nem com que irão pensar. Pense na sua felicidade e na sua dignidade que deve ser respeitada.
Estou agora aqui postando um assunto sobre tortura e desaparecidos políticos e fiquei pensando que torturadores e pessoas que apoiaram o regime e todos os seus atos de violência tem razões para se envergonhar e carregar para sempre na consciência as atrocidades que cometeram. Estes sim são pessoas que devem viver o resto de suas vidas envergonhados.
As pessoas que amam outras pessoas do mesmo sexo não tem o que se envergonhar nem que se preocupar com as opiniões dos outros.
Um abraço